Novidades de Novembro - Esfera do Caos



Titulo: Gestão da Água - Incertezas e Riscos Conceptualização Operacional
Autor: António Betâmio de Almeida
Paginas: 240 pp
Data de Publicação: Outubro de 2011
PVP: 14,90 euros

Sinopse:Na sociedade contemporânea, as incertezas e os riscos são preocupações dominantes no contexto empresarial, assim como na gestão de bens públicos.
Este livro, que beneficia da vasta experiência do autor, apresenta-nos o conceito multidisciplinar do risco e uma organização operacional para a respectiva gestão e análise quantitativa.
A temática principal e os exemplos apresentados estão orientados para problemas associados à água, mas os tópicos abordados podem ser, afinal, aplicados a domínios de natureza diferente.
Harmonizando um quadro integrado de conhecimentos com uma criteriosa reflexão crítica, esta obra assume-se como o primeiro texto de referência publicado em Portugal na área da problemática do risco associado à água e aos seus usos. Há-de interessar, seguramente, a estudantes universitários de engenharia, tal como a projectistas e consultores, e a técnicos e gestores de municípios, empresas e institutos que tenham de lidar com o recurso «água».
“Nesta obra de António Betâmio de Almeida conjugam-se, de uma forma muito rara e singular, um profundo e compreensivo conhecimento teórico, e uma rica experiência que só o teste do saber aplicado ao real permite adquirir. Escrito com inegável propósito didáctico, este livro constitui-se desde já como um estudo incontornável para quem queira compreender as implicações do risco e da incerteza na era da crise ambiental.”
VIRIATO SOROMENHO-MARQUES
Professor Catedrático da Universidade de Lisboa


Titulo: Daniel Serrão – Aqui diante de mim
Autor: Henrique Manuel S. Pereira
Paginas: 486 pp + 24 pp (extratexto)
Data de Publicação: 21 Novembro de 2011
PVP: 23,80 euros

Sinopse: Neste livro, Daniel Serrão fala dos aspectos mais invulgares da sua vida e diz-nos o que antes nunca tinha dito.
Esta obra é uma longa entrevista, mas não é uma biografia. É um texto vivo, saltitante, que percorre muitos dos momentos decisivos de uma vida que merece ser contada, mas também da nossa História contemporânea, que merece ser revivida através de um olhar que não se refugia em fórmulas vagas e politicamente correctas. 




Titulo: Palavras Nossas
Autor: Vários
Paginas: 332 pp
Data de Publicação: 21 Novembro de 2011
PVP: 19,90 euros

Sinopse: Novidade e diversidade. Novos temas, novas abordagens, estilos diferenciados, eis o que esta Colectânea tem para oferecer. Uma autêntica lufada de ar fresco no panorama da poesia em Portugal.
30 novos poetas portugueses dão-nos a conhecer o melhor da sua poesia, até agora desconhecida.
… uma agradável surpresa…
… uma obra para todos os que vivem e sentem a poesia com intensidade…



Titulo: O Homem da Mala de Estocolmo
Autor: Helena Geraldes
Paginas: 184 pp
Data de Publicação: 21 de Novembro de 2011
PVP: 15,80 euros

Sinopse: As histórias nunca antes contadas dos primeiros anos da política de ambiente em Portugal.
Uma carta com mais de 40 anos fez nascer a história da nossa política ambiental. Contá-la é contar como um país colonialista quebrou o isolamento internacional, como um grupo de homens escreveu o primeiro relatório do estado do Ambiente em semanas, mas acima de tudo como o primeiro estadista ambiental português, José Correia da Cunha, previu o país que temos hoje, com quase meio século de distância. As suas palavras são o fio condutor deste livro: a conferência de Estocolmo, em 1972, e um país em mudança, a braços com o êxodo rural e a guerra, a instalação do pólo industrial de Sines, o surto de cimenteiras e as praias da Costa do Sol tão poluídas que mereceram ser classificadas de “assunto confidencial”.


Titulo: A Aventura da Terra - Um planeta em evolução
Autor: Vários
Paginas: 152 pp (quadricomia)
Data de Publicação: 21 de Novembro de 2011
PVP: 18,70 euros

Sinopse:  Um livro que prima pelo rigor científico, mas de leitura acessível e profusamente ilustrado, e que desvenda a evolução do nosso planeta, começando pela origem do próprio Universo e do sistema solar.
Vinte surpreendentes capítulos, redigidos maioritariamente por especialistas da Faculdade de Ciências e do Museu Nacional de História Natural da Universidade de Lisboa, abordam diversos conteúdos, desde a história da Terra e a origem e diversificação da vida, até à evolução e impacto da espécie humana no planeta. Uma empolgante viagem pelo tempo geológico que ajuda a compreender as condições necessárias para o aumento da complexidade, da adaptação e consequente percurso evolutivo da vida.
Coordenadora: Maria Amélia Martins-Loução
Prefácio: António Sampaio da Nóvoa

0 comentários:

Enviar um comentário