08/05/2018

[Quetzal]O Bairro dos Jornais, de Paulo Martins | Novidade


O Bairro dos Jornais, de Paulo Martins
Género: Literatura / Ensaio
N.º de páginas: 432
PVP: € 15,50
Data de lançamento: 20 de abril de 2018

Foram cerca de 600 as publicações que se instalaram no Bairro Alto até aos dias de hoje: diários e semanários, matutinos e vespertinos, generalistas e especializados, desportivos e satíricos, folhas anarquistas, órgãos partidários, revistas de banda desenhada e jornais de espetáculos.
Paulo Martins antologia e analisa a história do Bairro da Imprensa e do seu mapa interminável, dando a conhecer ao leitor as publicações, a localização das redações, o território urbano da «capital da Imprensa portuguesa» e a sua evolução ao longo do tempo.
Das publicações às redações, da evolução do território urbano às entidades do sector (Sindicato dos Jornalistas, Casa da Imprensa, Hemeroteca, Serviços de Censura/Exame Prévio do Estado Novo), «O Bairro dos Jornais» é uma visita-guiada evocativa e enciclopédica às histórias que marcaram o Bairro Alto e os seus jornais. 

Paulo Martins é jornalista desde 1983, professor universitário e autor de vários livros. Integrou a redação de uma dezena de jornais e exerceu funções de chefia no Jornal de Notícias entre 1998 e 2014. Licenciado em Comunicação Social e doutorado em Ciências Sociais, é investigador do CAPP (FCT-ISCSP), no Grupo de Sociedade, Comunicação e Cultura.

Sem comentários:

Publicar um comentário

@Way2themes

Follow Me