[Matéria Prima Edições]Novidade " No Coração do Império",de Alexandra Vidal


Titulo: No Coração do Império
Autor: Alexandra Vidal
N. Páginas: 240
PVP: € 15,80

O Terramoto de Lisboa de 1531 foi um duro golpe no coração do Império português. E decidiu a história de Maria da Esperança e Rodrigo Montalvão, um amor intenso que desafiou as regras da corte de D. João III.

Sinopse: Numa manhã fria no início do século XVI, chega a Portugal um carregamento de escravos vindos do Congo. Os melhores negros são encaminhados para a corte de D. João III, para servir a rainha D. Catarina de Áustria. Entre eles segue Imani, baptizada como Maria da Esperança pelos frades portugueses. Pela sua inteligência e natural elegância, destaca-se entre os escravos – é ensinada a ler e a aprender a religião católica. O seu mestre é o gramático Rodrigo Montalvão, um nobre de alta condição, que por ela se apaixona.
Nasce, entre ambos, um amor intenso e proibido, que é posto à prova no dia 26 de Janeiro, quando se dá o grande terramoto de 1531 que causou a morte de mais de 30 mil pessoas e a fuga de milhares de lisboetas, tornando irreconhecível aquela que era a grande capital do Império, no auge dos Descobrimentos.
É a história de uma paixão controversa, vivida numa corte de riqueza e intriga, em que uma mulher e um homem testam o valor do amor e da liberdade.
Um romance que começa nas terras quentes de África, atravessa o oceano, e termina vendo renascer Lisboa dos escombros para onde a ira da terra a empurrou.


Autor: Alexandra Vidal é licenciada em História e pós-graduada e mestre em Ciência da Informação e Documentação (variante Arquivo). Tem dedicado muito do seu tempo à leitura e estudo de manuscritos da época medieval e moderna, nomeadamente no Arquivo Municipal do Porto (Casa do Infante). Foi uma das premiadas, em 2011, com o galardão Arte de Ler, do arquivo da Universidade de Coimbra, que destaca a qualidade na leitura paleográfica.
No Coração do Império é o seu primeiro romance.



0 comentários:

Enviar um comentário