Editora Objectiva - Apresentação "A Rocha Branca", de Fernando Campos


FERNANDO CAMPOS APRESENTA LIVRO INÉDITO

QUARTA FEIRA DIA 26 DE OUTUBRO PELAS 18H30 NA FNAC CHIADO

O ficcionista, cronista e investigador Fernando Campos regressa à cena literária pela mão da Editora Objectiva, sob a chancela da Alfaguara, com o seu novo livro A Rocha Branca.

Com a mestria narrativa e o rigor histórico que este autor nos habituou, A Rocha Branca transporta o leitor até à antiguidade clássica. A acção do novo livro de Fernando Campos decorre na ilha de Lesbos, no Mar Egeu, e tem como personagem principal a poetisa mais famosa daquela época: Safo de Lesbos, que via no amor fonte inesgotável de inspiração para os poemas líricos que compunha.

O drama desta biografia romanceada reside em que a alma ardente e jovial de Safo, presa no invólucro da velhice, ama o corpo jovem de Fáon, que encerra um espírito velho e desapaixonado. Mas Safo parece ignorar essa diferença e entrega-se sem reservas à paixão por aquele homem de olhar fenício.

Fernando Campos, com o seu primeiro livro A Casa do Pó, publicado há 25 anos, desde logo foi colocado no grupo dos grandes escritores portugueses. Este romance histórico, que obrigou o autor a 11 anos de pesquisa e um de escrita, conta com 18 edições, num total de mais de 100 mil exemplares vendidos.

Algumas das obras de Fernando Campos foram traduzidas para francês, alemão e italiano.

Fernando Campos nasceu  em 1924, em Águas-Santas, concelho da Maia, distrito do Porto. Cursou e licenciou-se em Filologia Clássica pela Universidade de Coimbra. Leccionou no ensino secundário em várias escolas técnicas e liceus do país, sendo o Liceu Pedro Nunes, em Lisboa, o último em que exerceu a função de professor.

0 comentários:

Enviar um comentário