24/10/2025

E Quando Te Conheci - Estelle Maskame ⭐

Peguei neste livro com expectativas bastante altas. Já tinha lido a série DIMILY da Estelle Maskame (em Portugal, a trilogia "Já te Disse Que te Amo?") e, apesar de ser young adult com os seus clichés, conseguiu prender-me completamente.


As Expectativas

Quando vi "E Quando Te Conheci" disponível, pensei: "Se a autora conseguiu fazer-me gostar de DIMILY, certamente este também vai funcionar." Afinal, já conhecia o estilo dela e sou fã de literatura young adult.

Spoiler: não funcionou.

O Problema Logo de Início

Infelizmente, após apenas 16 páginas, tive de abandonar a leitura. Sei que pode parecer pouco, mas simplesmente não consegui continuar.

A premissa inicial foi o maior obstáculo para mim. A forma como os pais da protagonista reagem à situação parece completamente inverosímil e forçada. Em vez de apoiarem a filha num momento claramente difícil, decidem simplesmente despachá-la para casa da tia, como se isso resolvesse tudo.

Esta decisão parental soa mais a um artifício narrativo conveniente do que a algo que pais reais fariam. Logo de início quebrou qualquer possibilidade de me conectar emocionalmente com a história.

A Escrita

Além da premissa problemática, a linguagem e o estilo não me pareceram nada envolventes. Comparando com a série DIMILY, onde a autora conseguia criar uma voz narrativa que me puxava para dentro da história, aqui tudo me pareceu plano e desinteressante.

A escrita não flui, as descrições são pouco inspiradas, e não senti qualquer vontade de continuar a descobrir o que aconteceria às personagens.

Recomendo?

Não posso recomendar algo que não consegui terminar (ou sequer avançar muito). Sei que muitos leitores adoram este livro e que se tornou um bestseller, mas simplesmente não funcionou para mim.

Não é uma questão de preconceito contra literatura young adult - género que aprecio bastante. É mesmo uma questão de esta história específica não ter conseguido captar o meu interesse desde o primeiro momento.

Veredicto Final

Nem todos os livros são para todos os leitores, e está tudo bem em reconhecer quando algo não ressoa connosco. "E Quando Te Conheci" pode ter os seus méritos e o seu público, mas eu não consegui ultrapassar as primeiras páginas para os descobrir.

E vocês, já leram? Conseguiram conectar-se com a história desde o início?

O Mundo Encantado dos Livros . 2017 Copyright. All rights reserved. Blog Templates Designed by Blogger Template | Free Blogger Templates