[Porto Editora]Austeridade define 2011, esperança fica para 2012



Apesar de disputada, a eleição recaiu sobre uma palavra que, não sendo nova, ganhou novos sentidos

austeridade
nome feminino
1 carácter ou qualidade do que é austero;
2 rigor de disciplina; severidade;
3 ausência de enfeites ou ornamentos;
4 ECONOMIA contenção de gastos;
5 ECONOMIA política governamental que procura reduzir a despesa pública;
(Do latim austeritāte-, «seriedade»)

Austeridade é a Palavra do Ano 2011 escolhida pelos portugueses, resultado da votação que, em dezembro passado, decorreu no site www.infopedia.pt, da Porto Editora.Nos últimos dias do ano, e talvez por influência da quadra natalícia, a esperança ameaçou a vitória que desde cedo se previa para a austeridade. No entanto, nas últimas 24 horas, a distância impôs-se de novo e a palavra que entrou na vida dos portugueses por força da crise que o país atravessa acabou por vencer de uma forma expressiva.
Afinal, austeridade define 2011, e talvez os portugueses queiram olhar para 2012 com esperança. De sublinhar que o sucesso desta iniciativa prova o interesse que os portugueses
têm sobre as questões relacionadas com a língua portuguesa. Nesta edição da Palavra do Ano votaram mais de 12.000 internautas, o dobro dos 6.000 verificados o ano passado. Nos cafés, nos transportes públicos, na blogosfera e nas redes sociais, esta iniciativa suscitou conversas e a curiosidade das pessoas, e muitas foram as que endereçaram ao Departamento de Dicionários propostas de outras palavras.
Com esta iniciativa, a Porto Editora tem como objetivo principal evidenciar a riqueza e a evolução da língua portuguesa. A seleção das palavras que vão a votos é feita pelo Departamento de Dicionários da Porto Editora, obedecendo a critérios como a frequência de uso, a relevância assumida ou então simplesmente a sua relação com algum tema muito marcante.
A Porto Editora é a principal referência em língua portuguesa, com um trabalho de décadas sustentado em dicionários de prestígio inquestionável no mundo lusófono, os quais são utilizados por milhões de pessoas nos quatro cantos do mundo, seja em papel seja em versão digital ou também mobile.

0 comentários:

Enviar um comentário