[Sextante]Novidade "Ara",de Ana Luísa Amaral

Título: Ara
Autor: Ana Luísa Amaral
Págs.: 88
PVP: € 13,30


Um dos grandes destaques da Sextante Editora para esta rentrée é, sem dúvida, Ara, a estreia de Ana Luísa Amaral na prosa, um livro que é publicado a 18 de outubro.
A prosa romanesca acolhe neste livro a voz poética da autora, numa narrativa idílica de histórias de amor, memórias de adolescência e do despertar para a sexualidade. Segundo Maria Irene Ramalho, professora de literatura na Universidade de Coimbra, «Ara é o mais teórico dos escritos poéticos de Ana Luísa Amaral. Diz-se “romance” – mas encontra-se pura escrita a falhar contra o vento, incapaz de se libertar dos bordados e das japoneiras da memória para encontrar a exactidão da língua-de-ninguém, só ela capaz de narrar.»
O lançamento de Ara vai realizar-se no dia 4 de novembro, às 18:30, na livraria Barata, em Lisboa. A apresentação estará a cargo de Maria Helena Buescu e Manuel Gusmão e serão lidos excertos do livro por Pedro Lamares e pela autora.



«Primeiro: a prosternação diante do altar. A hesitação diante da proliferação dos ritos: sacrifício, louvor, cântico, narrativa. Figuras e vozes, acólitos. Insurgências. Japoneiras e túneis do sentido. Discrepância a todas as vozes acumulando num sentido. Não único, mas unívoco. Desde a infância. Segundo (como se diz de um andamento ou de um painel): o tríptico dentro do tríptico das DUAS IRMÃS: a narrativa oblatória e clara da paixão sáfica. Ardente e casta.
Sem falso pudor. Vergonha é não te amar. A oferenda lírica. Terceiro: não é coisa de rasgar como romance este romance. Assente na pedra do lar um prisma multifacetado e translúcido: o amor único, a palavra. A brisa do arado sobre a ara.»
Maria Velho da Costa


Ana Luísa Amaral ensina na Faculdade de Letras do Porto e tem um doutoramento sobre Emily Dickinson. É autora de mais de duas dezenas de livros de poesia e livros infantis e traduziu diferentes autores, como John Updike ou Emily Dickinson.
A sua obra encontra-se traduzida e publicada em vários países, tendo obtido diversos prémios, entre os quais o Prémio Literário Correntes d’Escritas, o Premio Letterario Poesia Giuseppe Acerbi ou o Grande Prémio de Poesia da Associação Portuguesa de Escritores.

0 comentários:

Enviar um comentário