[Editorial Presença]Opinião "Todo o Anjo é Terrível",de Susanna Tamaro

Titulo: Todo o Anjo é Terrível
Autor: Susanna Tamaro


Todo o Anjo é Terrível é a história de uma menina que nasce no seio de uma família inexpugnável, que não consegue dormir à noite pensando nas perguntas a que ninguém nunca responde, que cresce num país moldado pelos fantasmas da guerra. Uma menina que se torna adulta e procura compreender a beleza terrível que caracteriza o mundo, e que acaba por encontrar um porto seguro e por se libertar através do imenso poder das palavras e da escrita.
Essa menina é Susanna Tamaro, e este livro de memórias é a sua obra mais corajosa, intimista e intensa até à data. Uma autobiografia que é também um romance de formação e uma leitura que flui num contínuo ininterrupto.


Desde cedo que a curiosidade acerca do trabalho desta autora existiu em mim. Lembro-me de encontrar os seus livros à venda, de pegar neles e, por uma razão ou por outra nunca me resolvi a compra-los. A vontade estava lá, aquela ânsia pelo conhecimento era imensa e ainda hoje não consigo explicar se isso acontecia pelos sentimentos despertos através das sinopses, que me tocavam sempre de uma forma tão especial ou então devido a uma ou outra citação encontrada na internet. A verdade é que até este momento ainda não compreendia exactamente as razões de querer tanto ler esses livros.
“Todo o Anjo é Terrível” foi então a minha estreia, e que estreia… Sendo um livro autobiográfico torna-se um pouco difícil de descrever o que se foi passando ao longo destas paginas sem contar toda a historia, por isso apenas vou posso dizer que muitas foram as vezes que dei por mim com uma lágrima no olho, sentindo o que aquela menina sentia, vendo-a crescer e tornar-se mulher. Não é fácil crescer, principalmente quando isso acontece sem o devido apoio daqueles que mais amamos, sem compreendermos aquilo que está a mudar em nós, tanto a nível físico como psicológico. Aos poucos vamos deixando crescer um vazio que na realidade não existe, uma armadura que dificilmente deixamos cair e aqueles que nos olham com ar desconfiado nem imaginam a dor que nos vai na alma e a vontade em deitar tudo cá para fora é tão imensa que se torna difícil de dizer tudo de uma forma simples e directa. Este é então um livro que nos faz pensar, que nos ensina que há um escape para estas dificuldades, que há forma de ultrapassar os problemas. É lutando que se consegue tudo, lutando pela nossa felicidade, pelos nossos sonhos. Este é então um livro de sonhos, um livro de memórias e lições que nos fazem pensar na nossa própria vida. Acredito que este será um livro com várias interpretações, que cada pessoa que o ler irá retirar uma lição de vida diferente, que irá mudar de acordo com o estado de espírito de quem o lê ou das vivências de cada um. De qualquer forma, a sua essência permanecerá no interior de cada um de nós e só no fim, quando meditamos acerca do que lemos, damos realmente valor as palavras da autora. Adorei!

0 comentários:

Enviar um comentário