"Não há feira, mas há escritores" - Informações e Manifesto


Porto, 21 de Junho de 2013 

Mais de 120 pessoas, maioritariamente escritores, assinaram um manifesto pela Feira do Livro do Porto. Parte desses escritores participará num evento intitulado “Não há feira, mas há escritores”, que vai decorrer na Praça da Liberdade, no Porto, nos dias 22 e 29 de Junho, a partir das 17:00.
As sessões vão decorrer nas esplanadas Sá Reis, Ateneia, Celeste e Petisco da Liberdade e vão contar com a presença dos seguintes autores:


- 22 de junho – Adélia Carvalho, Afonso Cruz, Aida Gomes, Ana Luísa Amaral, Francisco José Viegas, Germano Silva, Gonçalo Cadilhe, João Luís Barreto Guimarães, Luís Miguel Rocha, Manuel Jorge Marmelo, Miguel Miranda, Paulo Ferreira, Pedro Guilherme-Moreira, Richard Zimler e Sílvia Alves;

- 29 de Junho – Fernando Alvim, Inês Botelho, Ivo Machado, Germano Silva, Joel Cleto, Julieta Monginho, Manuel Jorge Marmelo, Marco Mendes, Miguel Carvalho, Miguel Miranda, Nuno Camarneiro, Rui Vieira, Sónia Cravo, Valdemar Cruz e Valter Hugo Mãe.


O evento incluirá a leitura de textos, a afixação de mensagens (iniciativa “Acorda, Porto!”) e terá livros à venda, pelo que os escritores poderão assinar as respectivas obras, tal como faziam na Feira do Livro do Porto. “Não há feira, mas há escritores” não tem como objectivo substituir a Feira do Livro. É um protesto e uma forma de procurar compensar os leitores pela não realização da mesma.


Manifesto pela Feira do Livro do Porto

A relação entre os escritores e os leitores não se move ao gosto dos interesses de grupos, sejam económicos ou políticos. Move-nos o apreço, a cordialidade, a cumplicidade e o profundo respeito, valores que não podem ficar reféns de manobras palacianas, conveniências políticas ou intrigas mesquinhas. O encontro entre aqueles que escrevem e aqueles que lêem não pode, por isso, estar dependente de decisões administrativas arbitrárias. Ninguém tem o direito, por ação ou omissão, de impedir ou impossibilitar a realização daquele que é um dos mais importantes eventos culturais da cidade do Porto e do Norte de Portugal.
A Feira do Livro do Porto não se realiza este ano e não importa já discutir se a responsabilidade maior cabe à Câmara Municipal do Porto ou à Associação Portuguesa de Editores e Livreiros, ou qual das instituições teve mais, menos ou nenhuma vontade de organizar o certame. Os leitores e os escritores foram privados da sua grande festa anual ao fim de 82 anos de história, facto que apenas pode ser entendido como um gesto de total desrespeito por aqueles que lhe deram corpo.
Os signatários querem, assim, manifestar o seu repúdio pela não realização da 83ª edição da Feira do Livro do Porto. Para além de um ataque à vida cultural portuense, a decisão constitui uma afronta à cidadania e aos milhares de visitantes que todos os anos encontravam na Feira do Livro um espaço de convívio, lazer, partilha e cultura. Os signatários exigem ainda dos responsáveis políticos e corporativos a devolução da Feira do Livro à cidade do Porto, apelando à população e a todos os que, pelo silêncio, não querem ser cúmplices deste esbulho e confisco cultural a juntarem vozes e vontades para que a literatura regresse às ruas e praças do Porto. Queremos que os livros, os leitores e os escritores voltem a ser celebrados na Feira do Livro — como até aqui.
Ainda assim, e porque aquilo que nos move é apenas o irrepetível momento de comunhão que a literatura proporciona, estamos outra vez na Avenida dos Aliados. De várias formas e, sobretudo, com aquela que é a nossa única arma: a palavra.

Os signatários:
Abraão Vicente
Adélia Carvalho
Adoa Coelho
Afonso Cruz
Aida Gomes
Alexandre Honrado
Alice Vieira
Álvaro Holstein
Ana Bárbara Santo António
Ana Luísa Amaral
Ana Oliveira
Anabela Mota Ribeiro
André Letria
Andrea Del Fuego
Ângelo de Carvalho
António Mota
Carina Rosa
Carla M. Soares
Carla Maia Almeida
Carla Sofia Luz
Carlos Nuno Granja
Casimiro Teixeira
Clara Correia
Clara Pinto Correia
Conceição Oliveira
Cristina Carvalho
Diogo Beja
Domingos Amaral
Elisabete Gonçalves
Eugénia Soares Lopes
Fátima Menéres
Fernando Alvim
Filomena Batista
Filipa Leal
Francisco Duarte Mangas
Francisco Guita Jr.
Germano Silva
Helder Magalhães
Helena Vasconcelos
Hélia Correia
Henrique Soares
Inês Botelho
Isabel Zambujal
Ivo Machado
Inês Pedrosa
Jaime Rocha
João Batista
João Carlos Brito
João Luís Barreto Guimarães
João Paulo Cotrim
João Tordo
Joana Marques
Joaquim do Carmo
Joel Cleto
Joel Neto
Jorge Botas
Jorge Paulo Serra
Jorge Magalhães
Jorge Sousa Braga
José Eduardo Agualusa
José Luís Peixoto
José Manuel Diogo
J. Rentes de Carvalho
José Vaz
Julieta Monginho
Júlio Magalhães
Luciana Espinha
Luís Francisco
Luís Miguel Rocha
Luísa Alonso
Luísa Fortes da Cunha
Lourdes Queirós
Manuel Jorge Marmelo
Marco Martins
Margarida Fonseca Santos
Maria David
Maria Gorjão
Maria Mamede
Maria Manuel Viana
Miguel Carvalho
Miguel Esteves Cardoso
Miguel Miranda
Miguel Viegas Leal
Nelson Ferraz
Nuno Camarneiro
Odete Ferreira
Ondjaki
Onésimo Teotónio de Almeida
Palmira Martins
Patrícia Reis
Paulo Ferreira
Paulo José Miranda
Paulo M. Morais
Paulo Moreiras
Pedro Almeida Vieira
Pedro Bessa
Pedro Eiras
Pedro Guilherme-Moreira
Pedro Pinto
Pedro Sande
Pilar Del Rio
Porfírio Dias Santos
Raquel Freire
Renato Córdoba
Richard Zimler
Rúben de Brito
Rui Lage
Rui Manuel Amaral
Rui Vieira
Rui Zink
Rute Magalhães
Rute Marinho
Samuel Pimenta
Sandro William Junqueira
Sílvia Alves
Teolinda Gersão
Teresa Almeida
Tiago Moita
Tito Couto
Valdemar Cruz
Valter Hugo Mãe
Vasco Ricardo
Vítor Hugo Melroeiro

0 comentários:

Enviar um comentário