[Porto Editora]Novidade "Incêndio na Escola",de Maria Inês Almeida e Joaquim Vieira


Título: Incêndio na Escola
Autores: Maria Inês Almeida e Joaquim Vieira
Coleção: Duarte e Marta
Págs.: 160
Capa: mole 
PVP: 7,50 €

Quinta aventura da coleção
Duarte e Marta,  de Maria Inês Almeida e Joaquim Vieira
Acaba de chegar às livrarias Incêndio na Escola, quinto livro da coleção infantojuvenil Duarte e Marta, da autoria de Maria Inês Almeida e Joaquim Vieira. No sucessor de O Golpe dos Traficantes, os heróis procuram descobrir os responsáveis por um caso de fogo posto. A Porto Editora tem feito questão de salientar que o realismo e a ligação à atualidade são dois dos pontos fortes desta coleção. Prova disso é o crescente número de leitores que tem conquistado. Joaquim Vieira considera que os livros, «com o espírito das aventuras de antigamente» pretendem «encontrar os impulsos das aventuras dos dias de hoje». Maria Inês Almeida, por seu turno, salienta que «os jovens não precisam das lições dos adultos, mas sim de encontrar as suas».  Para além de Incêndio na Escola, a coleção inclui os títulos Mistério no Pavilhão de Portugal, Ameaça no Vale do Douro, O Caso da Aluna Desaparecida e O Golpe dos Traficantes. 


Duarte e Marta estão a estudar na biblioteca da escola quando se apercebem de um incêndio junto à entrada da sala. Após várias peripécias, todos os alunos e professores são salvos, mas descobre-se que se tratou de fogo posto. Como os dois amigos estavam perto do sítio onde o incêndio começou, temem vir a ser considerados suspeitos. Com a ajuda da psicóloga da escola, vão tentar descobrir quem foi o responsável e qual a razão para o ter feito.  

PÁGINA OFICIAL NO FACEBOOK
A coleção Duarte e Marta também está no Facebook:  www.facebook.com/duarteemarta.   

COLEÇÃO DUARTE E MARTA
A série de aventuras juvenis Duarte e Marta narra as peripécias de dois adolescentes, colegas de turma, que se lançam à descoberta de casos misteriosos. Atentos ao que se passa à sua volta e aos problemas de familiares, amigos ou conhecidos, em vez de ignorarem as dificuldades procuram enfrentá-las e ajudar a resolvê-las, já que os receios que possam ter são suplantados pela sua imensa curiosidade. Esta coleção é da autoria de Maria Inês Almeida e Joaquim Vieira, dois escritores de gerações diferentes que se aventuraram a trazer para os dias de hoje o espírito das histórias de segredo e intriga que têm marcado a juventude de todas as épocas.  


Maria Inês Almeida é jornalista de formação e dedica-se atualmente à autoria de livros infantojuvenis. Os seus títulos Sabes onde é que os teus pais se conheceram? e Quando eu for… Grande figuraram na lista “100 livros para o futuro” apresentada por Portugal na Feira Internacional do Livro Infantil de Bolonha de 2012, e o segundo foi um dos três nomeados para  o  prémio  do  melhor  livro infantojuvenil da Sociedade Portuguesa de Autores em 2011. Tem um filho, José, nascido em 2008.    
Joaquim Vieira é jornalista, ensaísta e documentarista, foi membro da direção de vários órgãos de informação (Expresso, RTP, Grande Reportagem) e Provedor do Leitor do Público. Entre muitos outros livros, assinou a série em 10 volumes Portugal Século XX – Crónica em Imagens (Círculo de Leitores) e dirigiu, para a mesma editora, uma coleção de 18 fotobiografias (de que escreveu os volumes sobre Salazar, Marcelo Caetano, Almada Negreiros e Benoliel) e Crónica de Ouro do Futebol Português (cinco volumes). Os seus mais recentes documentários intitularam-se Maior que o Pensamento (RTP1) e Os Mitos da República (RTP2). O seu trabalho foi reconhecido com diversos galardões. Tem dois filhos, nascidos em 1997 e 2004.

0 comentários:

Enviar um comentário