[Planeta]Opinião "Na Cama dos Reis",de Juliette Benzoni


Juliette Benzoni



















Sinopse: Muito já se publicou sobre o casamento. Mas pouco, ou quase nada, sobre os momentos íntimos no segredo das alcovas depois das cerimónias oficiais.
Juliette Benzoni, historiadora e romancista, soube encontrar o fio condutor dos escritos e memórias de várias personagens da História, desde noites de núpcias de deuses, de reis a príncipes. Noites grandiosas de Alexandre, o Grande, noites resignadas de Luís XVI, noites reticentes, noites de lágrimas, estranhas, entusiastas e desesperadas. Noites dramáticas, da tenda de Átila, o Huno ao quarto de Mayerling, terminam em amor ou ódio instilados no sangue.
Este livro conduz-nos por estas noites secretas e nunca reveladas e que, por vezes, mudaram o curso da História.
Noites dos Grandes. Mas talvez também as nossas. Todos podemos reencontrar as nossas experiências e confrontar as nossas decepções e sonhos.


Opinião: Este foi o primeiro livro da autora que li. Quando o iniciei não sabia muito bem o que me iria esperar e tenho de confessar que estou um pouco sem saber como classificar esta obra, pois se por um lado gostei bastante de o ler e o considero extremamente organizado, por outro tinha a ideia de ir encontrar um romance histórico.
Juliette Benzoni, que já lançou uns quantos livros no nosso país, pareceu-me ser uma autora que tem um enorme cuidado com aquilo que escreve. O livro pareceu-me muito bem organizado, cheio de detalhes que não poderiam ser adicionados senão tivesse existido um trabalho de investigação exaustivo e com as mais diversas fontes. Apesar disto, não foi um livro pelo qual me sentisse arrebatada e apesar de toda a sua qualidade a nível histórica, não foi uma leitura fácil, já que a autora me pareceu demasiado distanciada de tudo aquilo que nos ia contando. Acredito que isso aconteça apenas porque a autora optou por escrever de uma forma mais documentada e menos romanceada, contrariando tudo aquilo que tinha lido até à data. O livro acaba por ser uma excelente fonte de conhecimento do que se ia passando na noite de núpcias dos Reis dos mais variados reinos, incluindo no início do livro uma parte destinada aos Deuses.
Gostaria apenas de mencionar o trabalho gráfico realizado com a capa. Achei que esta foi uma das capas mais bonitas que já encontrei no mercado literário português. O detalhe das jóias, vermelho sangue, misturado com a pele conseguiu captar um pouco da inocência com a qual muitas mulheres iam para o leito nupcial. Muitos parabéns ao artista gráfico, que bem merece ser aplaudido. Já agora, parabéns também à Planeta por nos trazer livros excepcionais.

0 comentários:

Enviar um comentário