[U.Porto Editorial]Novidade "O Ensino Técnico Artístico no Porto durante o Estado Novo"


Titulo: Escola de Artes Decorativas Soares dos Reis – O Ensino Técnico Artístico no Porto durante o Estado Novo (1948-1973)
Autor: Francisco Perfeito Caetano
Encadernação: brochado
Nº de páginas: 401
Preço: 19,90 €
Tema: Ensino Artístico


Sinopse: Esta obra debruça-se sobre a problemática do ensino técnico, em particular do ensino técnico artístico no Porto durante o Estado Novo, entre 1948, quando se promulga o Estatuto do Ensino Profissional Industrial e Comercial, e 1973, ano em que cessa o ensino técnico e se instaura o ensino secundário unificado. Partindo do estudo geral sobre o ensino técnico, caminha-se para a análise detalhada do ensino técnico artístico, particularmente no modus faciendi existente na Escola de Artes Decorativas Soares dos Reis – Porto. A abordagem que é feita a esta escola interliga-se com a sua construção ao longo dos tempos enquanto escola de artes, tanto na vertente diurna e noturna, como na Secção Preparatória às Belas Artes. Salienta-se também o seu valor institucional no contexto portuense, entre os anos 40 e 70 do século XX, e o seu contributo para o desenvolvimento económico, social e cultural da região.

O autor: Francisco Perfeito Caetano nasceu em Safara – Moura (1953), licenciou-se em ensino de educação visual e tecnológica pela Escola Superior de Educação de Lisboa. Obteve o grau de mestre em história e educação na Faculdade de Letras da U.Porto. É doutorando em história na mesma faculdade e investigador do CITCEM. A sua principal área de investigação é a do ensino das artes nas suas diferentes valências.

0 comentários:

Enviar um comentário