[Planeta]Opinião "A Sua Última Duquesa",de Gabrielle Kim


Gabrielle Kim




















Sinopse: Quando Lucrécia de Médici, de dezasseis anos, casa com o quinto duque de Ferrara, Afonso d’Este, imagina que a vida com o seu vistoso marido será idílica. Mas mal ela sabe que é um homem muito complicado.
O casamento é fértil em dificuldades desde o início e, à medida que o tempo passa, Lucrécia torna-se cada vez mais distante. Para Afonso, a pressão aumenta quando o Vaticano ameaça reclamar o seu título se o casal não conseguir gerar um herdeiro.
Só a amante, Francesca, parece capaz de domar a sua fúria crescente. Mas o ressentimento de Afonso para com a sua duquesa depressa se torna insuportável, e começa a urdir um plano inacreditável para fugir aos seus problemas. Um plano com consequências nefastas que culmina com o desaparecimento até hoje questionado pelos historiadores de Lucrécia de Médici.
Um retrato apaixonado de Lucrécia Médici, bela, livre-pensadora e apaixonada pelas artes.
O percurso da noiva adolescente herdeira de uma das famílias mais ricas e poderosas de Itália até à sua morte, em circunstâncias misteriosas após três anos de casamento.


Opinião: Este é um livro simplesmente surpreendente. Um livro que desde o início me suscitou alguma curiosidade, sendo amante confessa de História muitos são os romances históricos que li e assim que que me foi apresentada a sua sinopse quis lê-lo de imediato. Esta é uma obra que, na minha opinião, se encontra muito bem documentada e que mostra a valiosa pesquisa que a autora fez. 
Apesar de no início me ter parecido que iria ser uma história com muitas descrições e detalhes não muito importantes para a acção, tudo isso se dissipou assim que foi realizado o casamento entre Lucrécia e Afonso. A partir desse momento toda a história deu uma volta de 180º e comecei a ver tudo acontecer a uma velocidade alucinante, algo que me fez crescer a vontade de virar uma nova página e continuar a leitura até ao final do livro, que acabou por ser lido em poucas horas. No final acabamos por aprender uma grande lição histórica acerca de alguns costumes comportamentais usados durante o século dezasseis. Apesar disso, é apresentado também um grande romance proibido que fará o leitor sentir-se deliciado com os obstáculos que irão sendo apresentados.
Ambiente sumptuoso, personagens fortes, acontecimentos marcantes. Estes são os três principais ingredientes que marcam todo este livro fantástico e que fará o leitor desejar ler mais obras desta autora.

0 comentários:

Enviar um comentário