[Assirio & Alvim]Tributo de Consagração Fundação Inês de Castro 2012 para Almeida Faria‏


Prémio será entregue a 2 de março, em Coimbra
No âmbito do Prémio Literário Fundação Inês de Castro, atribuído na sua edição de 2012 a Maria do Rosário Pedreira, o júri decidiu ainda distinguir a obra de Almeida Faria com o Tributo de Consagração Fundação Inês de Castro 2012. A cerimónia de entrega do prémio terá lugar em Coimbra, na Quinta das Lágrimas, no dia 2 de março de 2013, e será presidida pelo Secretário de Estado da Cultura, Dr. Jorge Barreto Xavier.
O júri desta edição do prémio foi composto por José Carlos Seabra Pereira (presidente), Mário Cláudio, Fernando Guimarães, Frederico Lourenço e Pedro Mexia. Em anos anteriores foram já distinguidas com o Tributo de Consagração Fundação Inês de Castro as obras de Urbano Tavares Rodrigues (2007), António Osório (2008), Manuel Alegre (2009), Vasco Graça Moura (2010) e Fernando Echevarría (2011). De Almeida Faria a Assírio & Alvim publicou já Rumor Branco e A Paixão, que chega hoje às livrarias nacionais. Em 2013 publicará ainda Cortes e, em 2014, Lusitânia e Cavaleiro Andante.


Sobre o Autor
Nasceu em 1943. Aos dezanove anos publicou o seu primeiro e premiado romance, Rumor Branco. Além de romancista, é autor de ensaios, contos, teatro. Mais recentemente publicou, a partir de um conto seu, o libreto para a cantata de Luís Tinoco Os Passeios do Sonhador Solitário; e O Murmúrio do Mundo, relato ensaístico de uma viagem à Índia.
Os seus romances receberam diversos prémios, estão traduzidos em muitas línguas, são estudados nos mais variados países e sobre eles há livros e teses universitárias. Fez numerosas conferências em universidades europeias, norte-americanas e brasileiras e tem artigos publicados em português, espanhol, francês, italiano, neerlandês, alemão, dinamarquês e sueco. Ao conjunto da sua obra foi atribuído o Prémio Vergílio Ferreira da Universidade de Évora, o Prémio Universidade de Coimbra e, agora, o Tributo de Consagração Fundação Inês de Castro 2012.

0 comentários:

Enviar um comentário