[Porto Editora]Qual será a palavra do ano 2012?


A “Palavra do Ano” de 2012 será escolhida pelos portugueses

Linguistas do Departamento de Dicionários da Porto Editora apontam as 10 palavras que marcaram este ano. A escolha será feita por votação online.
Em 2009, foi “Esmiuçar”. Em 2010, “Vuvuzela”. Em 2011, “Austeridade“. Qual será a “Palavra do Ano” de 2012?

A resposta será conhecida nos primeiros dias de janeiro e será dada pelos portugueses, que poderão votar através do site www.portoeditora.pt/palavradoano já a partir de hoje e até às 23:59 de 31 de dezembro próximo.

A equipa de linguistas do Departamento de Dicionários da Porto Editora acompanha e analisa a realidade da língua portuguesa e, com base nos critérios de frequência de uso e de relevância assumida, especialmente nos meios de comunicação social e nas redes sociais, seleciona a lista das 10 palavras candidatas a Palavra do Ano.
Tal como aconteceu o ano passado, em que “Austeridade” foi eleita após uma votação muito disputada com “Esperança”, a lista de palavras candidatas reflete, sobretudo, a realidade socioeconómica vivida no nosso país.


A lista é composta pelas seguintes 10 palavras:

bosão 
O bosão de Higgs, conhecido vulgarmente por "partícula de Deus", é considerado essencial à explicação do mundo e é tido, pelos físicos, como fundamental para perceber vários mistérios do Universo.

cortes (financeiros)
A crise económica e a política de austeridade introduziram esta realidade na vida dos portugueses, sendo recorrente ouvir-se, ler-se e falar-se de cortes nos salários, nos subsídios e nas reformas.

democracia
O contexto político, social e económico faz com que, este ano, muitos apontem a necessidade urgente de avaliar a saúde da democracia em Portugal.

desemprego
O desemprego, cuja taxa tem atingido sucessivos recordes, é uma preocupação atual em Portugal e no mundo.

entroikado
Com as condições de austeridade impostas pela troika aos portugueses, muitos sentem-se entroikados.

imposto
O agravamento de impostos continua a fazer parte do dia a dia dos portugueses.
manifestação Este ano, por diversas vezes, milhares de pessoas saíram para a rua em protesto contra a troika e contra as medidas de austeridade do Governo.

refundar
O governo, através do Primeiro-Ministro, apontou a necessidade de refundar o país e o Estado Social, colocando o assunto no topo da agenda política, económica e social.

solidariedade
A solidariedade une todos os portugueses e destaca-se em 2012, no contexto do Ano Europeu do Envelhecimento Ativo e da Solidariedade entre Gerações.

TSU (Taxa Social Única)
A TSU entrou de rompante no léxico comum dos portugueses este ano, em consequência das alterações que o governo tentou introduzir.


A “Palavra do Ano” é uma iniciativa da Porto Editora que tem como objetivo principal enaltecer o património da língua portuguesa, sublinhando a importância que as palavras e os seus diferentes sentidos representam no nosso quotidiano.


Vídeo de apresentação:

0 comentários:

Enviar um comentário