[Porto Editora]Opinião "Um Dia Naquele Inverno",de Sveva Casati Modignani


Sveva Casati Modignani




















Sinopse: Numa grande mansão, às portas de Milão, vivem os Cantoni, proprietários há três gerações da homónima e prestigiada fábrica de torneiras.
Aparentemente, todos os membros da família levam uma vida transparente, mas, na realidade, todos eles escondem segredos que os marcaram; existem situações que, ainda que conhecidas por todos, permanecem um tema tabu. Omite-se até a loucura de que sofre Bianca, a matriarca desta dinastia.
Um dia, entra em cena Léonie Tardivaux, uma jovem francesa sem dinheiro e sem parentes, que casa com Guido Cantoni, o único neto de Bianca. Léonie adapta-se bastante bem à rotina familiar, compreendendo a regra de silêncio dos Cantoni. Isso não a impede de ser uma esposa exemplar, uma mãe atenta e uma gerente talentosa, que, com bastante êxito, conduz a firma pelo mar hostil da recessão económica. No entanto, também ela cultiva o seu segredo, aquele que todos os anos, durante apenas um dia, a leva a largar tudo e a refugiar-se no Lago de Como.
Mais uma vez, Sveva Casati Modignani cativa o leitor com uma saga familiar que atravessa quase um século da História de Itália, dos anos 20 até aos dias de hoje, colocando em cena personagens encantadoras: homens inteligentes, autênticos e perspicazes, que têm ao seu lado mulheres fortes e inigualáveis, capazes de os aconselhar e apoiar.


Opinião: O primeiro livro que li de Sveva Casati Modignani foi “A Viela da Duquesa”. Foi-me recomendado por uma amiga que trabalhava na biblioteca local e apaixonei-me pela autora. Os anos foram passando e eu fui adquirindo os livros que iam saindo. Tenho todos os livros da autora publicados em Portugal, excepto “O Esplendor da Vida” e “Mister Gregory”, mas ainda não perdi a esperança de os adquirir.
Sveva tem um modo muito próprio de escrever os seus romances e todos eles seguem praticamente a mesma linha de pensamento. Talvez isso para muitos se torne um pouco cansativo, mas mesmo com essa repetição não é retirada qualidade às suas palavras. Na minha opinião os seus livros tornam-se muito completos, pois a autora vai fazendo uma viagem através do tempo na vida das suas personagens, ou seja, nada fica por contar. Sabemos tudo o que devemos saber de uma forma sucinta e esclarecedora para o leitor, não entrando em assuntos que nada têm a haver com a historia que está a ser contada e, talvez por isso vamos compreendendo melhor as personagens e ficando maravilhados com o livro.
“Um Dia Naquele Inverno” é mais um exemplo do que acabei de dizer. Leónie, a personagem principal, mostrasse uma mulher forte, decidida e feliz, mas que pertence a uma família que ao longo dos tempos foi escondendo segredos entre si, ela própria esconde um. É então que começa uma incrível viagem pela história da família Cantoni para irmos conhecendo, um a um, os segredos não revelados que guardam os seus membros. É um livro muito doce, que acaba por nos deixar os olhos marejados de lagrimas pela forma como vemos tudo acontecer. Não se enganem, não se chora por pormenores simplistas e lamechas, mas sim pela realidade dos acontecimentos descritos. Sveva não trabalha com a fantasia, ela transmite-nos a realidade nua e crua da sociedade, transportada para a vida das suas personagens e talvez isso nos faça sentir um pouco melhor, pois muitos de nós conseguimos rever-nos e aos nossos problemas em algumas das situações descritas. Este foi sem duvida um dos melhores livros da autora.
Um livro a não perder.

4 comentários:

  1. Aninhas, quero tanto ler este livrinho! desde a autora, até ao título, à sinopse e às opiniões... são só coisas boas!! :DD

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Fico muito contente por teres vontade de o ler! De certeza que vais adorar :)

      Eliminar
  2. Olá Ana.
    Nunca li nenhum livro desta autora. Na sua opinião qual o melhor?

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá Fátima!
      É uma pergunta muito complicada,pois adoro todos os livros. Mas tenho um carinho especial pelo livro "A Viela da Duquesa". :D
      Espero ter ajudado.

      Eliminar