[Lua de Papel]Opinião "As Cinquenta Sombras Mais Negras",de E L James


E L James




















Sinopse: Perseguida pelos negros segredos que atormentam Christian Grey, Anastasia Steele separa-se dele, e começa uma carreira numa prestigiada editora de Seattle.
Mas por mais que tente, Anastasia não o consegue esquecer – ele continua a dominar-lhe todos os pensamentos. E quando Christian lhe propõe reatarem a relação com um novo e diferente acordo, ela não consegue resistir.
Aos poucos, uma a uma, começam a revelar-se as Cinquenta Sombras que torturam o seu autoritário e dominador amante. Enquanto Grey se debate com os seus demónios, e revela a Anastasia um lado inesperadamente romântico, ela vê-se obrigada a tomar a mais importante decisão da sua vida.
Uma escolha que só ela pode fazer…


Opinião: Finalmente chegou o segundo livro da trilogia mais falado do ano!
Depois do impacto que o livro anterior causou nos leitores do nosso país temos finalmente a oportunidade de saber a continuação à muito aguardada, e mais uma vez acabamos deliciadas com aquilo que nos é apresentado.
Apesar de continuar a haver as mais variadas opiniões, na minha opinião neste segundo livro é apresentada uma enorme melhoria da parte da autora, que nos apresenta uma história um pouco mais sólida e que não se baseia apenas em sexo. É verdade que este continua a ser a base de tudo, mas temos também um pouco de intriga, acção, algumas respostas a mistérios iniciados no primeiro livro e mais algumas perguntas que acredito que serão respondidas durante o terceiro.

Houve um amadurecimento notório das personagens principalmente com Christian Grey, que finalmente começa a saber comportar-se e a suprimir um pouco os seus demónios. Mesmo Anastasia, que continua a mostrar um pouco de infantilidade com a sua deusa interior, mostra-se também um pouco mais adulta na maneira como lida com as mais variadas situações que lhe vão sendo impostas. Temos um enredo um pouco mais extenso e vemos outras personagens que começam a formar relações entre si. A história começa a não focar-se só no casal principal, mas também naqueles que os rodeiam.
Em relação à minha parte favorita e sem querer entrar em muitos spoilers, confesso que adorei a parte em que Ana finalmente se impõe perante Elena, aquela mulher odiosa estava mesmo a precisar que alguém lhe mostrasse qual o seu verdadeiro lugar. Ana fê-lo de uma forma directa, mas conseguindo manter a sua dignidade.

Apesar dos pontos positivos, tenho também de enumerar algumas coisas que acabaram por denegrir este volume. Uma delas foi a própria tradução, que acabou por falhar em algumas situações chave. Para quem não leu em inglês é possível que nem note muito, mas fica sempre aquela sensação que algo nos escapou. Infelizmente isto é algo que acontece sempre nas traduções, há muitas expressões e piadas que acabam por ficar pelo caminho por serem difíceis ou até mesmo impossíveis de traduzir. Outra é também a forma simples como a autora nos vai contando a história. Eu tenho adorado estes livros, mas confesso que a linguagem muitas vezes é pobre e simples, por isso quem espera algo mais complexo irá ver os seus desejos insatisfeitos. A leitura acaba por ser feita de uma forma bastante rápida e com notória simplicidade. Apesar disso, no final acabasse com uma vontade estrondosa de ler o último livro pois o que a autora mostra saber fazer é terminar os livros na altura certa para ficarmos com vontade de saber o que irá acontecer de seguida.

Para finalizar gostaria apenas de dizer aos leitores do meu blogue para darem uma oportunidade a esta trilogia. Digam o que disserem, sejam quais forem as opiniões espalhadas pela Internet tirem as vossas dúvidas. Esta é uma trilogia que suscita os mais variados sentimentos. Muitas das vezes dei por mim em conversas com outras pessoas acerca destes livros e quase parecia que tínhamos lido livros diferentes. Leiam, façam o vosso próprio julgamento e vão ver que tenho razão. Comecem pelo primeiro livro, leiam-no e se gostarem…óptimo! Senão gostarem, ao menos tentaram. J

4 comentários:

  1. Foi o que eu fiz. Estive tentada a vender o livro por algumas opiniões de bloggers que li... GRANDE ERRO! Ainda bem que não vendi. Eu adorei o livro e li logo o 2º (tudo nesta semana) :PP eu gostei da parte em que o sub-dom reverteu... foi de arrepiar! não quero dizer mais, caso outros leitores leiam este comentário.

    Fiquei agradada com as melhorias completamente notórias no 2º volume. Os meus olhos agradeceram já que não reviraram tanto! ;))

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Que bom! Fico contente que tenha gostado. muitas vezes ajuda ler as opiniões de outras pessoas, mas temos sempre de pensar que os gostos muitas vezes diferem.
      Estou ansiosa pelo terceiro livro.
      Boas leituras :)

      Eliminar
  2. Eu já li e gostei bastante :) agora é aguardar pelo próximo!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Pois,vamos esperar ansiosas. Felizmente a espera é curta :D

      Eliminar