[Porto Editora]Obra sobre Pessoa é livro do ano no Brasil


Título: Fernando Pessoa – Uma quase-autobiografia
Autor: José Paulo Cavalcanti Filho
Págs.: 712
Capa: mole com badanas
PVP: 25,00 €

José Paulo Cavalcanti Filho distinguido pela Academia Brasileira de Letras
A Academia Brasileira de Letras (ABL) acaba de distinguir Fernando Pessoa – Uma quase-autobiografia, de José Paulo Cavalcanti Filho, como livro do ano no Brasil.
O prémio, no valor de 75 mil reais, intitula-se José Ermírio de Moraes e foi instituído pela família daquele ex-senador brasileiro e pela empresa Votorantim, em 1995.
Citado pelo sítio da ABL, o académico Marcos Vilaça, ex-presidente da instituição, afirmou: «A Academia hoje reconheceu o trabalho de um pesquisador competente e obstinado. É a mais importante biografia de Pessoa, desfazendo equívocos de décadas em torno do homem».
Com esta obra, Cavalcanti Filho já havia vencido o Prémio Brasília de Literatura, na categoria Biografia. O livro agora novamente distinguido está ainda nomeado para o famoso Prémio Jabuti, também na categoria de biografia.
Em Portugal, a primeira edição esgotou e a segunda já está nas livrarias.
José Paulo Cavalcanti Filho é advogado, ex-Ministro da Justiça do Brasil, consultor do Banco Mundial e da UNESCO. Integra, por nomeação da Presidente do Brasil, Dilma Rousseff, juntamente com outras seis individualidades, a “Comissão da Verdade”, responsável por investigar os crimes da ditadura militar brasileira.

0 comentários:

Enviar um comentário