[Porto Editora] Noticia - Mário de Carvalho na Porto Editora


Novo livro publicado a 6 de setembro
Um dos mais importantes nomes da literatura portuguesa contemporânea será, a partir de setembro, editado pela Porto Editora.

“É motivo de grande orgulho acolhermos nesta casa um escritor como Mário de Carvalho”, afirma Manuel Alberto Valente, Diretor Editorial da Divisão Literária de Lisboa da Porto Editora, “sobretudo tendo a oportunidade de iniciar essa relação com a publicação de um novo livro”.
O Varandim seguido de Ocaso em Carvangel é o título do tão aguardado original de Mário de Carvalho, que chegará às livrarias a 6 de setembro próximo. Depois, a partir do próximo ano, toda a obra do autor será reeditada em coleção própria, ficando pois disponível para antigos e novos leitores.
Mário de Carvalho foi sempre publicado pela Editorial Caminho, à exceção do seu último livro, Quando o Diabo Reza, que saiu com a chancela da Tinta da China.
A entrada de Mário de Carvalho será um dos destaques da Conferência de Imprensa que a Porto Editora promove na próxima sexta-feira, 31 de agosto, pelas 11:00, no Clube de Jornalistas, em Lisboa, para apresentar as novidades da rentrée literária.


Sobre o Autor
Mário de Carvalho nasceu em Lisboa, em 1944. Licenciou-se em direito e viu o serviço militar interrompido pela prisão. Desde muito cedo ligado aos meios da resistência contra o salazarismo, foi condenado a dois anos de cadeia tendo de se exilar, após cumprir a maior parte da pena. Depois da Revolução dos Cravos, em que se envolveu intensamente, exerceu advocacia em Lisboa. O seu primeiro livro, Contos da Sétima Esfera, causou surpresa pelo inesperado da abordagem ficcional e pela peculiar atmosfera, entre o maravilhoso e o fantástico.
Desde então, tem praticado diversos géneros literários, romance, novela, conto e teatro, percorrendo várias épocas e ambientes, sempre em edições sucessivas. Utiliza uma multiforme mudança de registos que tanto pode moldar uma narrativa histórica como um romance de atualidade, um tema dolente e sombrio, como uma sátira viva e certeira, uma escrita cadenciada e medida, como a pulsão duma prosa endiabrada e surpreendente.
Nas diversas modalidades de Romance, Conto e Teatro, foram-lhe atribuídos os prémios literários portugueses mais prestigiados (designadamente os Grandes prémios de Romance, Conto e Teatro APE, o prémio Pen-clube e o prémio internacional Pégaso). Os seus livros encontram-se traduzidos em várias línguas
Obras como Os Alferes, A Inaudita Guerra da Avenida Gago Coutinho, Um Deus Passeando pela Brisa da Tarde, ou agora O Varandim seguido de Ocaso em Carvangel são a comprovação dessa extrema versatilidade.
Site do autor: www.mariodecarvalho.com


 “…No restrito panteão dos melhores contistas da literatura portuguesa.”
(José Mário Silva) 

2 comentários:

  1. Olá , passei pela net encontrei o seu blog e o achei muito bom, li algumas coisas folhe-ei algumas postagens, gostei do que li e desde já quero dar-lhe os parabéns, e espero que continue se esforçando para sempre fazer o seu melhor, quando encontro bons blogs sempre fico mais um pouco meu nome é: António Batalha. Como sou um homem de Deus deixo-lhe a minha bênção. E que haja muita felicidade e saude em sua vida e em toda a sua casa.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Caro Sr. António Batalha,
      Muito contente fiquei por ler a sua simpática mensagem. Agradeço-lhe a visita e também o cumprimento. É bom verificar que o nosso trabalho é valorizado.
      Espero que continue a visitar o blog.

      Cumprimentos,
      Ana Neves

      Eliminar