[Porto Editora]Novidade -- Coleção Duarte e Marta,de Maria Inês Almeida e Joaquim Vieira


Títulos: Mistério no Pavilhão de Portugal e Ameaça no Vale do Douro
Autores: Maria Inês Almeida e Joaquim Vieira
Coleção: Duarte e Marta
Págs.: 144 e 160
Capa: mole
PVP: 7,50 €

Maria Inês Almeida e Joaquim Vieira, autores de aventuras
Jornalistas dão vida a Duarte e Marta, coleção infanto-juvenil que é aposta da Porto Editora

A Porto Editora inicia, a 28 de junho, a publicação de uma coleção que constitui uma nova aposta na literatura infanto-juvenil nacional. Da autoria dos jornalistas Maria Inês Almeida e Joaquim Vieira, Duarte e Marta é uma série de aventuras adequadas aos dias de hoje, que se apresenta aos leitores através de Mistério no Pavilhão de Portugal e Ameaça no Vale do Douro.
Maria Inês Almeida, jovem e premiada jornalista (Prémio Valorsul, Prémio Gazeta Revelação, do Clube de Jornalistas), tem uma obra já vasta de âmbito infanto-juvenil. Talvez por isso esteja convicta de que «os jovens não precisam das lições dos adultos, mas sim de encontrar as suas». Joaquim Vieira, que, para além de Provedor do Público, foi jornalista do Expresso, da RTP, da Visão e da Grande Reportagem, entusiasmou-se com o desafio de escrever obras diferentes daquelas a que estava habituado. Pretende, «com o espírito das aventuras de antigamente, encontrar os impulsos das aventuras dos dias de hoje».
Maria Inês Almeida enaltece, ainda, que o facto de ela e Joaquim Vieira serem de gerações diferentes oferece às histórias «sensibilidades complementares».
Os jornalistas, que se conheceram através de um projeto profissional totalmente diferente, salientam que esta é a primeira coleção juvenil em que os protagonistas são um rapaz e uma rapariga e os autores um homem e uma mulher.
O lançamento dos dois primeiros títulos vai acontecer no El Corte Inglés de Lisboa, às 18:30 do dia 12 de julho. Júlia Pinheiro fará a apresentação.


PÁGINA OFICIAL NO FACEBOOK
Outros aspetos serão revelados na página oficial da coleção no Facebook, em www.facebook.com/duarteemarta.

COLEÇÃO DUARTE E MARTA
A série de aventuras juvenis Duarte e Marta narra as peripécias de dois adolescentes, colegas de turma, que se lançam à descoberta de casos misteriosos. Atentos ao que se passa à sua volta e aos problemas de familiares, amigos ou conhecidos, em vez de ignorarem as dificuldades procuram enfrentá-las e ajudar a resolvê-las, já que os receios que possam ter são suplantados pela sua imensa curiosidade. Esta coleção é da autoria de Maria Inês Almeida e Joaquim Vieira, dois escritores de gerações diferentes que se aventuraram a trazer para os dias de hoje o espírito das histórias de segredo e intriga que têm marcado a juventude de todas as épocas.

MISTÉRIO NO PAVILHÃO DE PORTUGAL
Duarte e Marta encontram-se à saída de um concerto noturno de rock, próximo do Pavilhão de Portugal, e, quando reparam num vulto masculino que se movimenta sobre a cobertura do edifício, decidem investigar o que se passa. Começam assim uma movimentada aventura, e há um mistério que têm de resolver em menos de 24 horas. Será que vão conseguir?

AMEAÇA NO VALE DO DOURO
Convidados por um amigo a passar uns dias de férias no Porto, Duarte e Marta deparam, logo após a chegada, com a existência de uma ameaça: a destruição da vinha do vale do Douro pertencente à família do jovem. Viajam até à zona da vinha e põem em prática um plano para tentarem descobrir quem está por trás da manobra. Será que descobrem?


OS AUTORES
Maria Inês Almeida é jornalista (Prémio Gazeta Revelação em 2005) e escritora dedicada à área infanto-juvenil. Os seus títulos Sabes onde é que os teus pais se conheceram? e Quando eu for… Grande figuraram na lista “100 livros para o futuro” apresentada por Portugal na Feira Internacional do Livro Infantil de Bolonha de 2012, e o segundo foi um dos três nomeados para o prémio do melhor livro infanto-juvenil da Sociedade Portuguesa de Autores em 2011. Tem um filho, José, nascido em 2008.
Joaquim Vieira é jornalista, ensaísta e documentarista, foi membro da direção de vários órgãos de informação (Expresso, RTP, Grande Reportagem) e Provedor do Leitor do Público. Entre muitos outros livros, assinou a série em 10 volumes Portugal Século XX – Crónica em Imagens (Círculo de Leitores) e dirigiu, para a mesma editora, uma coleção de 18 fotobiografias (de que escreveu os volumes sobre Salazar, Marcelo Caetano, Almada Negreiros e Benoliel) e Crónica de Ouro do Futebol Português (cinco volumes). Os seus mais recentes documentários intitularam-se Maior que o Pensamento (RTP1) e Os Mitos da República (RTP2). O seu trabalho foi reconhecido com diversos galardões. Tem dois filhos, nascidos em 1997 e 2004.

0 comentários:

Enviar um comentário