[Marcador]Novidade - "Culinária Portuguesa",de António Maria de Oliveira Bello


Título: Culinária Portuguesa
Autor: António Maria de Oliveira Bello (OLLEBOMA)
Nº de Páginas:  400
Preço (c/Iva): 19,95€
ISBN: 978-989-8470-33-1

O livro-referência sobre a cozinha regional portuguesa
Um livro de cariz histórico e gastronómico, absolutamente incontornável sobre a autêntica cozinha regional portuguesa, escrito pelas mãos de um dos seus maiores mestres: OLLEBOMA (António Maria De Oliveira Bello), o primeiro gastrónomo português.

A cozinha portuguesa é saborosa, substancial e com um paladar muito característico, admiravelmente equilibrada e artisticamente perfeita. CULINÁRIA PORTUGUESA apresenta uma extensa lista dos grandes pratos nacionais e regionais portugueses, numa compilação das mais distintas especialidades da nossa culinária.


Sinopse: AS RECEITAS ORIGINAIS DA GASTRONOMIA NACIONAL
Neste livro pode encontrar todos os ingredientes que fazem da cozinha portuguesa uma das mais saborosas, variadas e autênticas do mundo. Pode aprender como preparar as sopas mais tradicionais como a canja, o caldo verde, a sopa do cozido ou as sopas de peixe. Saborear as diferentes formas de cozinhar os peixes e os crustáceos da nossa costa, que podem ir desde simples grelhados a sumptuosas caldeiradas. Já no que toca a carnes, encontra o tradicional cozido à portuguesa, o lombo de porco à Alentejana, ou o peru recheado à Lisboeta e os mais variados pratos de caça. No que toca aos vegetais, aprende-se a fazer puré de couve-flor coberto com suco de espinafres, feijão-verde e ervilhas guisadas à Portuguesa e os mais variados esparregados. Isto tudo sem esquecer os tradicionais queijos provenientes das várias regiões portuguesas desde a Serra da Estrela até aos Açores, nem os vinhos, como o do Porto ou da Madeira, entre muitos outros.


Autor: António Maria de Oliveira Bello nasceu em Lisboa em 1872. Olleboma é pseudónimo, resultante das iniciais de seu nome lidas ao contrário: OLLEB de Bello, O de Oliveira, M de Maria e A de António. Homem de múltiplos interesses e ocupações, foi, entre outras coisas, fundador da Sociedade Portuguesa de Gastronomia, presidente da Sociedade Portuguesa de Ciências Naturais, deputado do Partido Regenerador, industrial, mineralogista e colaborador frequente de diversos jornais nacionais. Como político, recusou, em 1926, a pasta das Finanças, sendo esta, posteriormente, entregue a Salazar.
Epicurista por natureza, consagrou-se como um dos maiores gastrónomos portugueses e foi um dos grandes impulsionadores da culinária nacional, fazendo a primeira recolha do receituário tradicional português, investigando e recolhendo de forma extensa e exaustiva as receitas tradicionais que são as bases das nossas raízes gastronómicas.

3 comentários:

  1. Estou interessada neste livro . O que tenho que fazer ?
    Obrigada
    Manuela

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Boa tarde, Manuela!
      O blogue não efectua vendas, para o adquirir tem que se dirigir a uma livraria.
      Obrigada pela sua visita :D

      Eliminar
  2. Obrigada Pela sua resposta , vou tentar encontrá-lo então
    Um resto de bom dia
    Manuela

    ResponderEliminar