[GPE]Porto Editora - Feira do Livro 2012


De braços abertos para todos os leitores
Grupo Porto Editora apresenta agenda repleta de boas razões para visitar a Feira do Livro de Lisboa.
No próximo dia 24 de abril, inicia-se a 82ª Feira do Livro de Lisboa que, como é habitual, terá lugar no Parque Eduardo VII. Serão três semanas de celebração do livro e da leitura e o Grupo Porto Editora preparou uma agenda preenchida por apresentações, lançamentos, sessões de autógrafos, tertúlias, workshops e uma programação dedicada especialmente aos mais novos. A presença de vários autores está garantida, nomeadamente estrangeiros, como José Paulo Cavalcanti Filho, Philippe Claudel, Eric Frattini e Catherine Fisher.
Logo no dia 25 de abril, teremos dois eventos importantes: o lançamento de Alma Rebelde, de Carla M. Soares, a apresentação de A Dividadura, de Francisco Louçã e Mariana Mortágua, sendo de destacar também as sessões de autógrafos com Philippe Claudel, autor de A Investigação, e Gonçalo M. Tavares (Matteo perdeu o emprego). Dois dias depois, será lançado Éramos Felizes e Não Sabíamos, que reúne as crónicas de Pedro Vieira na rúbrica Irmão Lúcia do Canal Q.
O primeiro fim de semana da feira será marcado com os lançamentos de Sagal, de António Brito, e O Rebate, o novo romance de José Rentes de Carvalho, ambos no sábado, 28. Estarão presentes para sessões de autógrafos autores como José Paulo Cavalcanti Filho, autor de Fernando Pessoa – Uma Quase Autobiografia, Eric Frattini, Mário Soares, Luís Miguel Rocha e João Pedro Marques, este último que participará também numa tertúlia, no domingo, 29, com João Paulo Oliveira sobre “A escrita do romance histórico”.
No dia 3 de maio, o “LER no Chiado” terá lugar no espaço do GPE e a conversa moderada por Anabela Mota Ribeiro partirá do mote “Quem conta um conto acrescenta vários contos – os contos tradicionais vistos por Francisco Vaz da Silva, antropólogo, João Seabra Diniz, psicanalista e Graça Morais, pintora”. No dia seguinte, será a vez de recordar António Manuel Couto Viana com o lançamento de Memorial do Coração, uma biografia de Couto Viana escrita a quatro mãos pelo próprio em coautoria com Ricardo de Saavedra.

O segundo fim de semana da Feira do Livro de Lisboa inclui duas datas importantes: a 5 de maio, assinala-se o Dia da Língua Portuguesa; a 6 de maio, o Dia da Mãe. Ambas as datas serão devidamente assinaladas:
A 5 de maio, o nosso espaço está reservado às sessões de autógrafos com autores portugueses, destacando-se a presença de Francisco José Viegas, José Luís Peixoto, Gonçalo M. Tavares e Sofia Marrecas Ferreira. A Quetzal Editores junta à conversa dois dos seus autores num “Dueto Improvável”; João Luís Barreto Guimarães e Paulo Freixinho falarão sobre “Palavras que se cruzam com a poesia”;
No domingo, 6 de maio, as sessões de autógrafos serão com escritoras como Cristina Carvalho, Teolinda Gersão e Filomena Marona Beja, merecendo especial atenção a realização, pela primeira vez em Lisboa, do evento “Porto de Encontro”. Trata-se de uma edição especial do ciclo de conversas moderadas pelo jornalista Sérgio Almeida, promovido com enorme sucesso todos os meses na cidade do Porto, que desta vez reunirá várias escritoras.
Nos últimos três dias da Feira do Livro de Lisboa haverá outros tantos “Duetos Improváveis”: a 11, Pedro Vieira e João Leal sobre “Cidades reais e cidades dos livros”; a 12, Ricardo Felner e Manuel Jorge Marmelo e “O que há de jornalismo na literatura” e, a 13, Henrique Raposo e Helena Vasconcelos darão especial atenção ao “Portugal, país de mulheres”.
No sábado, 12 de maio, destaque para o lançamento do novo livro de Manuel Jorge Marmelo, Somos Todos um Bocado Ciganos e para as sessões de autógrafos com José Luís Peixoto, Catherine Fisher e Miguel Miranda, estes últimos dois com presença garantida também no domingo, último dia da Feira. Será também neste dia que o lançamento de Avós Precisam-se, de Gabriela Oliveira, com apresentação de Isabel Stilwell.
De referir ainda que no dia 2 de maio assinala-se o 68.º aniversário da Porto Editora, o que quer dizer que haverá surpresas.

Vários autores presentes, entre os quais José Paulo Cavalcanti Filho, Philippe Claudel,Eric Frattini e Catherine Fisher




Lançamentos e apresentações
 O país dos cágados, de António Gomes Dalmeida e Artur Correia, 25 de abril, 16:30
 Alma Rebelde, de Carla M. Soares – 25 de abril, 17:00
 A Dividadura, de Francisco Louçã e Mariana Mortágua – 25 de abril, 18:00
 Éramos Felizes e Não Sabíamos, de Pedro Vieira – 27 de abril, 18:30
 Sagal, de António Brito – 28 de abril, 19:00
 O Rebate, de José Rentes de Carvalho – 28 de abril, 19:00
 Memorial do Coração, de Couto Viana e Ricardo Saavedra – 3 de maio, 18:30
 A história do Alfa, de Luísa Ducla Soares, 5 de maio – 16:00
 Somos Todos um Bocado Ciganos, de Manuel Jorge Marmelo – 12 de maio, 16:00
 Peso, uma Questão de Peso, de Paula Veloso e Teresa Maia – 12 de maio, 18:00
 Avós Precisam-se, de Gabriela Oliveira – 13 de maio, 16:30

Sessões de Autógrafos
 25 de abril, 15:00 | Philippe Claudel
 27 de abril, 18:00 | Joel Neto
 28 de abril, 15:00 | Eric Frattini, José Paulo Cavalcanti Filho, António Brito, Luís Miguel Rocha, João Bouza da Costa, Gastão Cruz e Mário Soares (17:00)
 29 de abril, 15:00 | José Paulo Cavalcanti Filho, António Brito, Luís Miguel Rocha, Cristina Carvalho, Pedro Almeida Vieira, João Pedro Marques e Pedro Strecht
 5 de maio, 15:00 | Donato Carrisi, António Brito, Maria José Núncio, Sofia Marrecas Ferreira, João Céu e Silva, Francisco José Viegas, Gonçalo M. Tavares (16:00) e José Luís Peixoto e Paulo Ferreira (17:00)
 6 de maio, 15:00 | Maria José Núncio, Cristina Carvalho, Teolinda Gersão, Tânia Ganho, Filomena Marona Beja
 11 de maio, 18:00 | Tânia Ganho
 12 de maio, 15:00 | Catherine Fisher, Luís Miguel Rocha, Alberto S. Santos, Joel Neto, Miguel Miranda, José Luís Peixoto (17:00) e Teresa Lopes Vieira e Isabel Valadão (17:30)
 13 de maio, 15:00 | Catherine Fisher, Luís Miguel Rocha, Alberto S. Santos e Miguel Miranda

Eventos
 Workshop “Segredos para uma vida mágica”, com Pedro Vieira, 28 de abril, 18:00
 Workshop “Culinária Infantil”, com Mónica Belo e Rita Bebiano, 29 de abril, 16:00
 Tertúlia “A escrita do romance histórico”, com João Paulo Oliveira e João Pedro Marques – 29 de abril, 17:00
 “LER no Chiado | Quem conta um conto acrescenta vários contos – os contos tradicionais vistos por Francisco Vaz da Silva, antropólogo, João Seabra Diniz, psicanalista e Graça Morais, pintora” – 3 de maio, 18:30
 Workshop “Palavras Cruzadas”, com Paulo Freixinho, 5 de maio, 18:00
 “Dueto Improvável”, com João Luís Barreto Guimarães e Paulo Freixinho falarão sobre “Palavras que se cruzam com a poesia” – 5 de maio, 18:00
 “Conversa com leitores”, com Alexandra Solnado, 6 de maio, 16:00
 ShowCooking com Joana Moura, 6 de maio, 17:00
 “Porto de Encontro”, com Cristina Carvalho, Leonor Xavier, Manuela Gonzaga, Tânia Ganho e Teolinda Gersão – 6 de maio, 18:00
 “Dueto Improvável”, Pedro Vieira e João Leal sobre “Cidades reais e cidades dos livros” – 11 de maio, 18:30
 “Dueto Improvável”, Ricardo Felner e Manuel Jorge Marmelo e “O que há de jornalismo na literatura” – 12 de maio, 18:30
 “Dueto Improvável”, Henrique Raposo e Helena Vasconcelos darão especial atenção ao “Portugal, país de mulheres” – 13 de maio, 18:30

Para os mais novos
 Sessão de Leitura | Ungali, com Elsa Serra e Carlota Flieg, 28 de abril, 15:00
 Sessão de Leitura | Os Segredos de Constança, com José Braga-Amaral, 29 de abril, 15:00
 Sessão de Leitura | Alexandre Honrado, 1 de maio, 15:00
 Sessão Infantil | Carlos Vidal (Avô Cantigas), 1 de maio, 16:00
 Sessão de Leitura | A Gotinha Salva o Mar, 1 de maio, 17:00
 Sessão de Leitura | Alexandre Honrado, 5 de maio, 15:00
 Sessão de Leitura | Letras com Histórias, com Catarina Águas, 6 de maio, 15:00
 Sessão de Leitura | Colar de Contos e A Caixa da Avó Maria, com Leonor Mexia, 12 de maio, 15:00

Chancelas representadas no espaço do
Grupo Porto Editora
Porto Editora
Bertrand Editora
Areal Editores
Raiz Editora
Quetzal Editores
Pergaminho
11x17
Circulo de Leitores
Temas e Debates
Assírio & Alvim
Sextante Editora
Albatroz
Ideias de Ler
Contraponto
GestãoPlus
ArtePlural

0 comentários:

Enviar um comentário