[Bertrand Livreiros]Agenda cultural Lisboa‏




Durante o mês de abril, as Livrarias Bertrand celebram o Livro através de uma série de iniciativas que irão animar os nossos diversos espaços com tertúlias, atividades infantis, lançamentos, clubes de leitura e oficinas.

Agenda Cultural Mês do Livro – Lisboa

  • No dia 13 de abril, sexta-feira, pelas 19h, na Bertrand do Chiado decorrerá encontro do clube de Leitura do Fantástico, moderado por Rogério Ribeiro.

No 2º encontro do clube de leitura o livro analisado será «O Livro de Areia», de Jorge Luis Borges, e o convidado especial será Pedro Piedade Marques.


  • No dia 14 de abril, sábado, pelas 11h, na Bertrand do Vasco da Gama decorrerá sessão infantil com Susana Alves.

Uma livraria é um lugar onde moram milhares de lugares, cheios de milhões de personagens e muitíssimas histórias. Inspirada pelo livro «Onde Moram as Casas» (Editorial Caminho, 2012), de Carla Maia de Almeida e Alexandre, lanço-vos o desafio: se tu fosses uma casa, como serias? Onde gostavas de morar? E qual seria o teu esconderijo secreto? No dia 14 de abril, a livraria Bertrand do Vasco da Gama, também vai ser morada para as muitas casas que nós podemos ser!
Para idades dos 5 aos 8 anos.

Pelas 14h30, na Bertrand das Amoreiras, oficina «Antes que o Papel nos dê a volta», por Margarida Fonseca Santos.
Vamos gravitar à volta da letra, da palavra, da exploração dos contrários e dos sonhos... Porquê? Porque será assim que iremos encontrar os nossos textos. Cada proposta será um jogo, um desafio, até percebermos que encontramos assim caminhos diferentes para encontrar ideias, recordações e personagens. Estaremos todos, formadora e participantes, e escrever em simultâneo. Iremos rir, comover-nos, pensar e repensar, enquanto descobrimos o que é para nós a escrita. A promessa fica feita – uma tarde divertida e produtiva!!! Para crianças e jovens dos 10 aos 15 anos.

Pelas 16h, lançamento da obra «Kosovo - Fogo sem fim», de Patrícia Calca (Fonte da Palavra, 2012), na Bertrand do Picoas Plaza. A obra será apresentada pelo jornalista Pedro Caldeira Rodrigues (Agência Lusa e TVI).
Este livro faz uma reflexão sobre o final do século XX em que o mundo vê-se confrontado com mais um conflito: os bombardeamentos da OTAN ao território da Sérvia. A crise arrastaria consigo uma série de situações dúbias e questões pouco esclarecidas que ainda hoje não foram totalmente respondidas. As causas dos bombardeamentos, os jogadores internos e externos ao território sérvio, os seus lances e estratégias bem como, a balança de poderes internacional, são frações aí presentes.


Pelas 16h, sessão de animação e autógrafos com a Bruxa Mimi, na Bertrand do Olivais Spacio.

Pelas 18h, na Bertrand do Dolce Vita Monumental, tertúlia sobre o início do Colonialismo Português com o autor de «Uma Fazenda em África» (Porto Editora, 2012), João Pedro Marques.
Baseado numa investigação histórica meticulosa e tendo como pano de fundo a colonização de Moçâmedes, este novo romance de João Pedro Marques leva-nos por uma África simultaneamente enternecedora e inclemente, carregada de exotismo e em cujos trilhos a aventura e o amor caminham de mãos dadas.


  • No dia 15 de abril, domingo, pelas 16h, na Bertrand do Fórum Sintra, decorrerá atividades infantis com Planeta Tangerina, com orientação da editora e escritora Isabel Minhós Martins.

Queres vir mudar os teus sapatos e a forma como te deslocas no nosso planeta? Um atelier de construção de sapatos especiais a partir do livro “Ir e Vir” editado pelo Planeta Tangerina. Se nunca calçaste sapato com asas de andorinha ou barbatanas de atum ou gostavas muito de experimentar um modelo especial com asas de borboleta, tens de participar neste atelier.


  • No dia 19 de abril, quinta-feira, pelas 18h30, na Bertrand do Chiado, realiza-se tertúlia «Blogues de livros e critica literária na blogosfera», com presença Sofia Teixeira, blogue Bran Morrighan, Miguel Chaíça, blogue N Livros, e de Patrícia Pecegueiro, blogue Pedacinho Literário. Moderação de Sónia Areia, Esmiúça o Livro.

Nesta tertúlia, a voz é dos bloggers que se dedicam a partilhar a sua paixão pelos livros na esfera da internet, deixando as suas opiniões sobre o que leem, divulgando eventos e promovendo a leitura junto dos seus amigos e daqueles que fielmente os seguem. O que os move, o que os encoraja e o que os desanima neste mundo em franco crescimento de blogues sobre livros. Trata-se de um encontro inédito, pois decorrerá em simultâneo em Lisboa e no Porto.
Venha participar nesta tertúlia e partilhar o seu gosto pela leitura!


  • No dia 20 de abril, sexta-feira, pelas 18h30, na Bertrand do Chiado – Espaço do Autor, realiza-se o lançamento da obra «A imperfeição do presépio», de António Manuel Marques (Bertrand Editora, 2012). A obra será apresentada pela Professora Lígia Amâncio.

A narrativa de vida de uma mulher vulgar, mas única, que nos guia pela pequena História portuguesa do século XX.


  • No dia 22 de abril, domingo, pelas 10h até às 13h, na Bertrand do Cascais Shopping, decorrerá workshop «Fazer um Livro», por Andreia Rasga.

O que é um livro e para que serve?
Como é que se fazem?
Vem aprender tudo sobre como se faz um livro e descobrir este fascinante mundo cheio de histórias por contar. Para crianças e jovens dos 8 aos 14 anos.


  • No dia 23 de abril, segunda-feira – Dia Mundial do Livro


Pelas 18h30, na Bertrand do Chiado, realiza-se a tertúlia LER no Chiado alusiva ao tema «Grandes Autores, Grandes Leitores», com Mário Cláudio, Patrícia Reis e Sérgio Godinho.
Em abril, a Tertúlia LER sai do Chiado e vai ao norte para voltar a Lisboa no Dia Mundial do Livro. Sempre ao fim da tarde. A iniciativa chama-se Grandes Autores, Grandes Leitores, e a ideia é misturar num pequeno painel autores e leitores, e saber dos livros que fizeram deles grandes leitores (bem como autores). Moderação de Anabela Mota Ribeiro. Uma iniciativa da Revista LER e Bertrand Livreiros.


  • No dia 28 de abril, sábado, pelas 16h, na Bertrand do Loures Shopping, decorrerá atividades infantis com Planeta Tangerina, com orientação da ilustradora Yara Kono.

As cozinheiras depenam e procuram os ovos... nós vamos fazer o contrário: vamos dar penas à galinha e esconder muito bem os seus ovos. Pena por pena, vamos trabalhar e combinar as cores com as dicas da ilustradora Yara Kono. No final, vamos juntar as peças e construir uma galinha gigante para ficar na livraria... a cacarejar bem alto!


  • No dia 29 de abril, domingo, pelas 14h até às 17h, na Bertrand do Dolce Vita Monumental, decorrerá workshop «Fazer um Livro», por Andreia Rasga.

Como se faz um livro? O que faz uma editora? O que acontece ao original desde que é rececionado até ser publicado? Se sempre teve curiosidade em saber como funciona o mundo da edição de livros, nesta oficina terá a oportunidade de conhecer os bastidores por detrás das histórias que todos os dias chegam às prateleiras das livrarias. Para adultos e jovens a partir dos 15 anos.

0 comentários:

Enviar um comentário