[GPE]Grupo Porto Editora adquire Assírio&Alvim‏


Assírio & Alvim integrada no Grupo Porto Editora
Aquisição da chancela tem como objetivo preservar e dar um novo fôlego a um dos mais prestigiados projetos editoriais portugueses.

O Grupo Porto Editora (GPE) confirma a aquisição da chancela Assírio & Alvim (A&A), concretizada esta semana, no que representa uma nova aposta do GPE na área da Literatura. Com esta aquisição, o GPE assegura integralmente a produção editorial e a distribuição de todo o catálogo da A&A.
No âmbito deste processo, Manuel Rosa, o anterior acionista maioritário da A&A, assumirá o papel de colaborador externo para esta chancela, ao passo que Vasco David, que até agora assegurava a coordenação e o acompanhamento das obras da A&A, continuará a exercer as mesmas funções, agora integrado na Divisão Literária dirigida por Manuel Alberto Valente, que assume, desta forma, a direção editorial desta chancela.
Vasco Teixeira, Administrador e Diretor Editorial do Grupo Porto Editora, considera que “o património da Assírio&Alvim merece este nosso investimento, evitando que a presente conjuntura causasse perdas importantes no panorama editorial. Acredito que temos condições humanas e estruturais para fazer um bom trabalho, honrando o projeto desenvolvido desde a fundação da A&A – e, neste ponto, faço questão de lembrar o mérito ímpar de Manuel Hermínio Monteiro, a quem muito deve o Livro em Portugal”.
Nesta nova fase da sua vida, a A&A vai privilegiar três linhas de trabalho essenciais: a publicação de grandes autores portugueses, com Fernando Pessoa à cabeça, a poesia e a grande herança clássica da literatura mundial.
Entre os títulos a publicar brevemente, destaca-se Um país que sonha – cem anos de poesia colombiana, com organização de Lauren Mendinueta e traduções de Nuno Júdice, que será apresentado no próximo dia 24 de março, no Centro Cultural de Belém, no âmbito da comemoração do Dia Mundial da Poesia; e Igreja e Sociedade Portuguesa – do Liberalismo à República, de D. Manuel Clemente, Bispo do Porto.
Em agosto de 2011, o GPE e a A&A estabeleceram um acordo na área da distribuição que acabou por evoluir, em outubro do mesmo ano, para um protocolo que passava a envolver uma parceria editorial.

Sobre o Grupo Porto Editora
A origem do maior grupo editorial português remonta a Maio de 1944, quando foi fundada a Porto Editora, casa-mãe de um grupo que é hoje constituído também pelas empresas Areal Editores, Bertrand Editora, Circulo de Leitores, Lisboa Editora, Distribuidora de Livros Bertrand, Livrarias Bertrand, Plural Editores Angola, Plural Editores Moçambique e a unidade de produção Bloco Gráfico. Acresce, ainda, o portfólio de chancelas que inclui Albatroz, ArtePlural, Contraponto, GestãoPlus, Ideias de Ler, Pergaminho, Quetzal Editores, Sextante Editora, Temas e Debates e 11x17.
O Grupo Porto Editora tem uma atividade editorial abrangente e diversificada atuando nas áreas da edição escolar e de referência, literatura de ficção, nãoficção, infanto-juvenil e multimédia interativo, sendo de referir também a aposta no comércio eletrónico através da WOOK.pt, hoje a maior livraria online portuguesa.
Líder em praticamente todos os setores, ao Grupo Porto Editora são associados valores de rigor, qualidade, dinamismo e inovação, sendo também reconhecido pela excelência de gestão, seriedade e profissionalismo na edição.

Sobre a Assírio & Alvim
Fundada em 1972, a Assírio & Alvim tem vindo, ao longo deste tempo, a afirmar-se no meio editorial português pela ousadia e rigor das suas apostas editoriais.
Desde o início a poesia ocupou um papel central na sua atividade, conseguindo o que no panorama editorial português parecia irrealizável — construir-se com base na edição de livros de poesia e promover a sua divulgação, criando um público mais atento e exigente.
O seu catálogo, já com mais de mil títulos publicados, é eclético e reúne autores e obras de referência, da ficção ao ensaio, da literatura infantil às artes plásticas, da música à natureza, primando sempre pela qualidade das suas edições. É a editora de muitos dos maiores nomes da literatura nacional, e a qualidade dos seus livros tem vindo a ser reconhecida através dos inúmeros prémios atribuídos aos seus autores e às suas traduções.

0 comentários:

Enviar um comentário