[Esfera do Caos]Novidades Janeiro e Fevereiro 2012


Titulo: A Oriente do Silêncio
Autor: Rui Rocha
Colecção: Esfera Contemporânea/32
N. Páginas: 104 pp
Data de Publicação: Janeiro de 2012
PVP: 11,90 euros

Sinopse: A poesia da dinastia Tang, na China (618-907), e a poesia haiku, que há-de surgir mais tarde no Japão, são registos do instante, totalizante, intuitivo e, por isso mesmo, simples e conciso. Com uma subtileza encantadora, este livro capta a essência destas tradições poéticas.
A poesia de Rui Rocha sugere, tal como acontece com a fluidez e plasticidade da caligrafia chinesa, a visibilidade dos sentidos do que se contempla mas não pode ser inteiramente expresso. É um relato sensível do aqui e agora do lugar. É essencialmente o estar que transcende a dimensão do texto, reservando um espaço para o silêncio entre as palavras, o tecido intersticial que afinal confere sentido ao próprio texto. É, por fim, a fluência do rio raso sobre o leito arenoso de que fala Bashō e a percepção do sublime nos ritmos e tempos dos dias, das noites, das estações do ano, do cosmos onde algo de maravilhoso parece existir entre o que é substancial e o que não é.
Desta obra emerge uma poética do branco, a cor do enigma, e da luminosidade personificada pela lua cheia tão ao gosto dos poetas da China e do Japão.

SOBRE O AUTOR: Rui Manuel de Sousa Rocha. Nasceu em Lisboa em 1948 e tem ascendência portuguesa de Portugal e de Macau, onde reside há 28 anos. Conviveu desde muito cedo com as culturas e as poesias chinesa e japonesa e com a tradição poética do Chan (Zen). O acaso, neste caso um bom acaso, porque não acredita na ditadura dos astros, estendeu a sua vida profissional até Macau, onde é actualmente Director do Instituto Português do Oriente. Nesta terra bicentenária da sua família luso-chinesa do ramo materno, relançou-se, por proximidade e entre vários orientes, no oriente da China de Wang Wei e no do Japão de Bashō.


Titulo: Razão e Liberdade - O pensamento político de James Madison
Autor: José Gomes André
Colecção: Ensaios/14
N. Páginas: 376 pp
Data de Publicação: Fevereiro de 2012
PVP: 19,90 euros

Sinopse: Pela primeira vez em Portugal, um livro sobre o pensamento de James Madison, um dos mais notáveis Founding Fathers dos EUA e um dos maiores expoentes do republicanismo liberal, do federalismo e de diversas tendências fulcrais da ciência política moderna — um extraordinário pensador e líder político praticamente esquecido no continente europeu.
“Este livro de José Gomes André constitui o mais importante estudo já publicado em língua portuguesa sobre o pensamento político de James Madison. É não só um magnífico exemplo de rigor e erudição, mas também uma verdadeira fonte de inspiração para os tempos conturbados que agora vivemos.”
Viriato Soromenho-Marques

Num momento de crise da democracia e de cepticismo quanto ao futuro da União Europeia, é urgente conhecer os fundamentos teóricos do republicanismo e do federalismo. James Madison, um dos mais esclarecidos estadistas norte-americanos, defendeu a possibilidade de se criar uma república federal, desde que sustentada em sólidos alicerces políticos, sociais, jurídicos e constitucionais. As suas propostas colocam em primeiro plano o federalismo como instrumento de cooperação, o pluralismo como núcleo central de uma comunidade livre e a cidadania como fonte de legitimação das sociedades liberais.

SOBRE O AUTOR: José Gomes André. Professor Auxiliar Convidado na Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa, leccionando nos cursos de Filosofia e Estudos Europeus. Doutorado em Filosofia Política. Trabalha actualmente num pós-doutoramento sobre federalismo A sua investigação tem dado especial atenção ao pensamento dos Founding Fathers, à política norte-americana e ao federalismo, tendo publicado diversos artigos em revistas da especialidade. É co-autor do livro O Regresso da América: Que Futuro Depois do Império? (Esfera do Caos, 2008) e traduziu Retratos de Coragem (Profiles in Courage) de John F. Kennedy (Esfera do Caos, 2008). Colabora regularmente com órgãos de comunicação social, na qualidade de comentador político sobre assuntos relacionados com os EUA.

Esta obra foi publicada com os seguintes apoios:
Fundação Calouste Gulbenkian
Embaixada dos Estados Unidos da América
Centro de Filosofia da Universidade de Lisboa

0 comentários:

Enviar um comentário