Oficina do Livro - Mandela - Emissão 14 Dezembro 21h00 RTP1 e RTP ÁFRICA

NO PRÓXIMO DIA 14, PELAS 21H00 (LOGO A SEGUIR AO TELEJORNAL, É TRANSMITIDA EM SIMULTÂNEO NA RTP1 E NA RTP ÁFRICA


UMA GRANDE REPORTAGEM DEDICADA À HERANÇA HUMANITARIA DE NELSON MANDELA. UM TRABALHO INSERIDO NO PROGRAMA SEMANAL DA RTP1  "LINHA DA FRENTE"

  
A HERANÇA DE MANDELA  é assinada pelo jornalista e escritor António Mateus, autor do livro  MANDELA - A construção de um Homem  (Oficina do Livro) e que acompanhou Nelson Mandela durante uma década enquanto correspondente estrangeiro destacado na Africa do Sul.

  
SINOPSE: Um testemunho de vida sobre alguém que se tornou um dos símbolos mundiais do último século  e que utilizou o exemplo da descolonização portuguesa para transformar um país à beira da guerra civil em símbolo de reconciliação e tolerância entre quem pensa diferente. 

A HERANÇA DE MANDELA relata a forma como Madiba (nome como é conhecido afectuosamente pelos mais próximos) se transformou primeiro a si próprio, como ser humano, para tirar depois o melhor de todos à sua volta.
Pela primeira vez, uma equipa de reportagem filmou a última prisão de Mandela (Victor Verster, que funciona até hoje como cadeia de alta segurança, alojando mais de dois mil sentenciados.


Inclui ainda, entre outras, entrevistas com Ahmed Kathrada (o melhor amigo de Mandela ainda vivo e seu companheiro de prisão em Robben Island), de Albie Sachs (juiz vitima de atentado), Roelof Meyer (negociador-chefe do último governo branco) e Graça Machel (sua mulher).
Com imagem de Manuel dos Santos e edição de Pedro Pessoa, uma reportagem assinada por António Mateus e que é resultado de três anos de investigação documental e de registos de som, fotografia e vídeo.

1 comentário:

  1. É, certamente, um programa a não perder por muitos motivos; incluindo o de nos tocar pela bondade, a luz interior e o imenso enriquecimento humano que nos trás.

    ResponderEliminar