Oficina do Livro - "O Espião Alemão em Goa", de José António Barreiros

Titulo: O Espião Alemão em Goa
Autor: José António Barreiros
PVP: 13,90 eur
Pags: 192

A apresentação pública será no dia 21 de Novembro, na Livraria Barata, em Lisboa, e terá o General Ramalho Eanes.


Março de 1943. Em plena II Guerra Mundial, um comando secreto britânico ataca vários mercantes alemães e italianos em águas portuguesas na Índia. Uma história de intriga, propaganda e espionagem que fez Salazar estremecer.


Sinopse: Os factos são reais. No Carnaval de 1943 três navios alemães e um italiano, todos civis, foram incendiados e afundados, pelos próprios tripulantes, no porto de Mormugão, no então Estado Português da Índia. Resistiam assim a um ataque do SOE britânico, o serviço de operações especiais encarregue da “guerra não cavalheiresca”. Para proteger os interesses aliados, as autoridades portuguesas condenaram judicialmente os tripulantes, dando como não provado que tivessem resistido a uma tentativa de apresamento, com violação da nossa neutralidade. Ao erro judiciário seguiu-se a propaganda: para os britânicos, o fiasco da expedição foi convertido em vitória. Só os portugueses saíram mal do incidente. Salazar teve de intervir junto do poder judicial e o silêncio caiu sobre a história. Este livro tenta repor a verdade, para além das conveniências.


Autor: José António Barreiros é advogado. Tem-se dedicado à escrita jurídica e ao ensaio histórico, como a apresentação de O Príncipe de Maquiavel e nomeadamente no sector dos estudos sobre a guerra secreta em Portugal nos anos 1939-1945. Publicou os livros A Lusitânia dos Espiões, colectânea de artigos; O Homem das Cartas de Londres, biografia de Rogério de Menezes, agente do Eixo; Uma Agente Dupla em Lisboa, biografia de Nathalie Sergueiew, do XX Committee; O 13º Passageiro, sobre a fatídica viagem do actor Leslie Howard a Lisboa e Traição a Salazar, sobre actuação do SOE em Portugal. Traduziu e prefaciou a narrativa histórica Eu roubei o Santa Maria de Jorge Soutomaior. Na área da ficção, é autor de Contos do Desaforo e do romance Não se Brinca com Facas.

0 comentários:

Enviar um comentário