Novidade Casa das Letras - "Papa Quilómetros – Uma Caminhada Pela Gastronomia Portuguesa" de Ljubomir Stanisic


Titulo: Papa Quilómetros – Uma Caminhada Pela Gastronomia Portuguesa
Autor: Ljubomir Stanisic
PVP: €25
Pags: 320 págs


Nas livrarias a 7 de Novembro


Sinopse: Papa Quilómetros – Uma Caminhada Pela Gastronomia Portuguesa é um livro de culinária. Não só, mas também. Uma obra que teve vários formatos e acabou por ser aquilo que tinha de ser: uma homenagem às coisas boas da vida, a Portugal, aos produtos portugueses, ao povo, aos amigos, à família, às viagens… à cozinha.
Dez capítulos, dez localidades, ingredientes locais igual a muitas receitas assinadas pelo chefe de cozinha jugoslavo mais português de sempre. Ljubomir Stanisic fez de cada capítulo um hino às tradições nacionais e mostra como conhece Portugal muito melhor que muitos portugueses.
Foi até à praia de Santa Cruz em Torres Vedras e à ilha do Farol em Olhão para ordenhar cabras e confecionar peixe. Para o alto da serra da Estrela e para o Douro para explorar o melhor das montanhas de Portugal e usar ervas nativas, como a urze e o limonete.
Até Vidago e Sagres para sentir os locais e comer com eles coxas de rã e caldeirada de peixe. Ao Gerês e a S. Luís, no concelho de Odemira, para entrar em comunhão com a natureza e extrair dela trutas arco-íris e ostras. Acabou em casa de amigos, com amigos, junto a Arraiolos, para celebrar com mioleira, paia, joelho de porco e brindar com uma sangria de espumante especial...
No final, contam-se 80 receitas e uma história de vida ainda curta mas muito recheada. Este livro só podia ser assim. Os próximos serão assados.

1 livro
10 capítulos
5764 quilómetros
61 horas em viagem
23 dias fora de casa
5 hotéis
5 casas e quintas de turismo rural
754 e-mails trocados
498 telefonemas
232 sms
55 ilustrações
1347 fotografias
120 amigos à mesa
6 mercados
3 hortas biológicas
3 talhos
4 chefes de cozinha convidados
Mais de 3000 ingredientes utilizados…


Sobre o chefe Ljubomir Stanisic: A história do chefe Ljubomir Stanisic, 33 anos, é uma viagem. Ou várias. A caminhada inaugural acontece em 1997, quando o chefe de origem jugoslava chega a Portugal. A segunda data de Fevereiro de 2004 e teve como destino final a baía de Cascais e o seu primeiro restaurante, o 100 Maneiras. A terceira jornada foi curta. De Cascais para Lisboa, em Janeiro de 2009, quando abre o novo 100 Maneiras, no Bairro Alto. Acontece uma revolução. Redefine-se alta gastronomia em Portugal. A quarta viagem foi de longo curso. O percurso Lisboa-Montreal foi feito para participar no Festival Lumière, em Fevereiro de 2010, mas marcou o início de uma nova maneira de entender a cozinha para Ljubomir Stanisic. De Fevereiro até Setembro foi um passeio curto. Das ideias que trouxe do Canadá até ao conceito do Bistro 100 Maneiras, no Chiado, bastou um encontro... O encontro do chef com o espaço perfeito, o antigo Bachus, no Chiado. No Verão de 2011 tornou-se conhecido do grande público com a sua participação como jurado na primeira edição do programa de televisão Masterchef Portugal. Papa-quilómetros é o seu segundo livro. O primeiro foi 100 Maneiras Cascais, uma edição de autor de 2005. O próximo já está a caminho...

0 comentários:

Enviar um comentário